O dia
06 de maio de 2015 ficou marcado na E.E.B. MARINO PISANI pelo início do PROJETO
MEIO AMBIENTE NA ESCOLA. Com muito entusiasmo e dedicação a direção e a equipe
de professores, deram o segundo passo do projeto mencionado. Foi apresentado a
regulamento da gincana do meio ambiente e realizou-se o primeiro ciclo de
palestras para os educando como os temas: Limites, ministrada pela Diretora
Arilda e ATP Adriana - Por que Estudar? Apresentada pela professora Fernanda. Foi
apenas o segundo passo na próxima semana teremos mais atividades para realizar
promovendo assim o desenvolvimento integral dos nossos educandos.
Seja a mudança que
você quer no mundo.
Todos tem direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado de uso
comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder
público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes
e futuras gerações. (Constituição Federal de 1988, art. 225)
Esse
projeto finda-se em formar uma comunidade sustentável, resgatando a importância
de discutir sobre questões ambientais que na atualidade constituem a maior
preocupação de toda a humanidade. Nossa proposta comunga com a corrente do
pensamento sistêmico que defende a interligação entre todos os sistemas
naturais e sociais, portanto estamos inseridos nessa discussão global, mas com
visão que devemos começar por nossa realidade dentro do slogan ambiental?
Pensar global mas agir local? Objetivo geral é: Estimular uma mudança de
postura e hábitos diante do meio ambiente escolar e uma leitura da realidade
socioambiental, transformando a sua postura diante dos fatos.
O projeto será trabalhado de maneira interdisciplinar e vivenciado,
possibilitando as seguintes atividades práticas:
Visita ao COINCO em
Curitibanos SC, seminários produzido e apresentado pelos educandos, Palestras
ministradas por professores e pessoas da comunidade, Paródias, Maquetes com
material reciclável, Murais virtuais, Cartazes virtuais, Confecção de roupas e
acessórios utilizando materiais recicláveis, seminário envolvendo consumo de
água e energia no município e a Criação de um documentário com a visão antes e
depois do projeto no ambiente escolar.
PALESTRAS PREVISTAS PARA 2015
·
LIMITES E VALORES PORQUE ESTUDAR
·
MEIO AMBIENTE ESPAÇO ESCOLAR
·
MEIO AMBIENTE NA SOCIEDADE
·
LIXO
·
RECICLAGEM
·
COMUNICAÇÃO
·
CONSUMO CONSCIENTE
·
CULTURA E RECICLAGEM
·
SEXUALIDADE
A avaliação será contínua durante todo o decorrer do projeto. O aluno
será avaliado através do interesse e da participação durante as atividades.
Avaliar o interesse e a participação durante o desenvolvimento das
atividades propostas. Despertar a consciência da importância da participação
individual e efetiva em relação à conservação e preservação do meio ambiente
local. Implementar atitudes ambientais em toda a escola. Será avaliado essencialmente
qualitativamente, ou seja, quando percebemos que mudanças de comportamento
ocorrem, então o projeto estará apresentado os seus resultados.
Educação ambiental implica mudanças de atitudes, nova visão sobre o
papel de cada indivíduo no corpo social. Por fim, nossa proposta tem início,
mas nunca fim, pois a necessidade de continuar impede um ponto final.
Texto por Fernanda da Silva Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é importante para a nossa escola.
Deixe seu nome e um meio para entrarmos em contato.
Obrigada.